“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” – Paulo FReire
Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi um autor brasileiro que pensou na educação como um instrumento de conscientização sociopolítica. Ele criou o inovador método de alfabetização para adultos em situação de vulnerabilidade social e discutiu temas como a formação do pensamento crítico, o desenvolvimento da criatividade e a promoção da ação transformadora do indivíduo.
Assim, para ele a relação entre educador e educando deve ser horizontal, onde ambos são sujeitos do processo, o que exige dos mesmos uma presença criativa, instigadora, curiosa, humilde e persistente (FREIRE, 1996, p. 26).
A visão de Paulo Freire contradiz, em grande parte, o modo de alfabetização tradicional, baseado na simples repetição de palavras em sua maioria descontextualizadas, para os educandos. Ou seja, o sentido da palavra para Freire era tanto o de instrumento de leitura da língua nacional quanto de compreensão da realidade social do País.
Palavras e temas geradores
Desse modo, as conversas informais entre educador e educando constroem os primeiros passos para o conhecimento da palavra. Assim, os vocabulários adquiridos mostram como determinado grupo de indivíduos significa a vida por meio da linguagem. Essas palavras Freire nomeia de “palavras geradoras”.
A escolha dessas palavras baseia-se na riqueza fonética, na conjuntura silábica, na significação tanto objetiva quanto no sentido construído pelo sujeito e no entrosamento desse vocábulo com a sua realidade.
Nesse sentido, palavras como comida, roça e trabalho poderiam gerar discussões sobre determinadas questões sociais. Logo, palavras geradoras anunciam temas geradores. Baseado nisso, as temáticas propostas eram de cunho social e político, provocando o educando a analisar profundamente sua realidade. Portanto, o objetivo central é fazer com que o indivíduo observe criticamente seu contexto, suas condições e a conjuntura de sua coletividade.
Assumir-se como ser político
Por fim, Freire atenta para necessária experiência do assumir-se como ser social, histórico e cultural que observa, reflete e transforma sua realidade. Por isso, sua pedagogia inovadora convoca a população a desmistificar as relações de opressão, dentro do sistema de formação do indivíduo.
Palavras geram. Palavras transformam realidades e tornam o ser oprimido consciente de sua condição. Além disso, essa conscientização possibilita fazer da educação um instrumento de diálogo, problematização da realidade e libertação.
Paulo Freire, com base em suas experiências de vida e na sua formação acadêmica, enxergou que o principal valor da palavra está em revelar o homem para ele próprio, tornando-o consciente do seu valor perante a sociedade.
REFERÊNCIAS
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. 17 ed. São Paulo, editora: brasiliense, 1991.
- SANTIAGO, Eliete. Biografia Paulo Freire. Cátedra UFPE. Acesso em: Link